2ª Vara de Família de Itabuna promove constelações para facilitar as conciliações nos processos

No dia 20 de setembro de 2016, a 2ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Itabuna/BA promoveu, pela primeira vez, uma vivência de constelações familiares, conduzida pelo juiz Sami Storch, titular da vara desde julho deste ano. A atividade foi objeto de reportagem da TV Record:

As vivências coletivas de constelações familiares, que já vem sendo utilizadas para facilitar soluções de questões judiciais em diversos tribunais do país, desta vez retomaram o mesmo formato com que foram feitas em suas primeiras edições por Sami Storch, em 2012, na Comarca de Castro Alves/BA, com o tema “Separação de casais, filhos e o vínculo que nunca se desfaz”.

O evento teve início com uma palestra e uma meditação onde os presentes puderam visualizar suas próprias famílias e as dinâmicas sistêmicas ocultas geradoras do conflito em que cada um está envolvido. Em seguida, foram realizadas duas constelações familiares de casos práticos, de pessoas envolvidas em processos de divórcio e alimentos que se dispuseram a olhar, através da abordagem da constelação, para as dinâmicas presentes por trás de suas questões, tendo a chance de compreender melhor a si, ao outro e às leis sistêmicas que movem cada um em suas decisões e comportamentos.

Apesar de os movimentos da alma familiar, geradores dos desentendimentos, estarem muitas vezes ocultos, tratam-se de dinâmicas comuns, presentes em muitas famílias (especialmente naquelas que enfrentam situações semelhantes, de litígios familiares), de modo que os participantes se identificam com os movimentos das constelações, se emocionam e também aproveitam o aprendizado sobre as ordens sistêmicas – que podem auxiliar cada um a compreender e adotar uma postura que facilite a pacificação de suas próprias relações.

No dia 27 de setembro a 2ª Vara de Família realizou vivência de constelações com o tema “HERANÇAS E SUCESSÕES – COMO O AMOR SE DISTRIBUI ENTRE OS HERDEIROS”, tendo como convidadas as partes e profissionais envolvidos em processos de inventários.

As próximas vivências com o tema “SEPARAÇÃO DE CASAIS, FILHOS E O VÍNCULO QUE  NUNCA SE DESFAZ”, focadas nos processos de divórcio, alimentos e guarda em curso na 2ª Vara de Família de Itabuna, serão realizadas nos dias 26 de outubro e 8 de novembro de 2016, às 13:30 horas, no Fórum Ruy Barbosa – Itabuna/BA.

Sobre Sami Storch

Juiz de Direito no Estado da Bahia, atualmente em exercício na Comarca de Itabuna. Graduado na Faculdade de Direito da USP, Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV/SP) e Doutorando em Direito na PUC-SP, com tese em desenvolvimento sobre o tema "Direito Sistêmico: a resolução de conflitos por meio da abordagem sistêmica fenomenológica das constelações familiares". Cursei diversos cursos de formação e treinamentos em Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais segundo Bert Hellinger e hoje coordeno e leciono no Curso de Pós-Graduação Hellingerschule de Direito Sistêmico pela Faculdade Innovare. Desde 2006, venho ministrando palestras e workshops de constelações familiares e obtendo altos índices de conciliações com a utilização dos princípios e técnicas das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos na Justiça. Meu foco é a aplicação prática, no exercício das atividades judicantes, dos conhecimentos e técnicas das constelações familiares. O objetivo é utilizar a força do cargo de juiz para auxiliar na busca de soluções que não apenas terminem o processo judicial, mas que realmente resolvam os conflitos, trazendo paz ao sistema. Contato: direitosistemico@gmail.com
Vídeo | Esse post foi publicado em Artigos, Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para 2ª Vara de Família de Itabuna promove constelações para facilitar as conciliações nos processos

  1. Pingback: [DIREITO SISTÊMICO] Vara de Família apresenta as constelações familiares para facilitar as conciliações nos processos – Constelação Familiar e Sistêmica segundo Hellinger

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s