Constelações no Tribunal de Justiça da Bahia

Publicado Segunda-feira, 13 Junho 2016 09:38

Método das ‘constelações familiares’ fortalece solução de conflitos na Justiça

Juiz Sami Storch dedica-se ao estudo das leis sistêmicas que regem os relacionamentos

 

A metodologia das chamadas ‘constelações familiares’ na solução de conflitos na Justiça atraiu dezenas de magistrados e servidores ao auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, na sexta-feira (10).

A juíza assessora da Presidência, Marielza Brandão, saudou os participantes na abertura dos trabalhos. O juiz de Direito Sami Storch, foi o palestrante expositor e coordenador científico do seminário organizado pela Universidade Corporativa (Unicorp).

Desde 2006, o magistrado vem ministrando workshops de constelações familiares, obtendo altos índices de conciliações com a utilização dos princípios e técnicas das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos na Justiça.

O tema da palestra introdutória do juiz Sami Storch abordou ‘as constelações familiares segundo Bert Hellinger e as leis sistêmicas que regem os relacionamentos’. As experiências na Justiça e as possibilidades de aplicação do método estiveram em pauta.

No período da tarde, foram abordados os temas conflitos familiares e violência doméstica, sucessões, adoções e guardas; adolescentes e atos infracionais; Justiça Restaurativa e Conflitos Empresariais.

Um dos temas mais relevantes, nos conflitos de família, ganhou também espaço na continuação das atividades, com os exercícios em grupos e duplas para identificação da alienação parental, que ocorre quando um dos pais desqualifica o outro para o filho.

A adoção da Constelação Familiar como metodologia na solução de Conflitos na Justiça está amparada na Resolução 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça. Também está prevista no novo Código de Processo Civil (art. 3° e art. 694).

“O novo CPC fala expressamente em outros métodos consensuais de solução de conflitos. Então, a porta está aberta para a constelação e para tudo que traga esse reforço na capacitação, na forma que o Judiciário precisa para poder atender à população”, afirmou o juiz Sami Storch.

Texto: Ascom TJBA / Foto: Nei Pinto

Publicado originalmente em http://www5.tjba.jus.br/index.php?option=com_content&view=article&id=95990:metodo-das-constelacoes-familiares-fortalece-solucao-de-conflitos-na-justica&catid=55&Itemid=202

Sobre Sami Storch

Juiz de Direito no Estado da Bahia, atualmente em exercício na Comarca de Itabuna. Graduado na Faculdade de Direito da USP, Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV/SP) e Doutorando em Direito na PUC-SP, com tese em desenvolvimento sobre o tema "Direito Sistêmico: a resolução de conflitos por meio da abordagem sistêmica fenomenológica das constelações familiares". Cursei diversos cursos de formação e treinamentos em Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais segundo Bert Hellinger e hoje coordeno e leciono no Curso de Pós-Graduação Hellingerschule de Direito Sistêmico pela Faculdade Innovare. Desde 2006, venho ministrando palestras e workshops de constelações familiares e obtendo altos índices de conciliações com a utilização dos princípios e técnicas das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos na Justiça. Meu foco é a aplicação prática, no exercício das atividades judicantes, dos conhecimentos e técnicas das constelações familiares. O objetivo é utilizar a força do cargo de juiz para auxiliar na busca de soluções que não apenas terminem o processo judicial, mas que realmente resolvam os conflitos, trazendo paz ao sistema. Contato: direitosistemico@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s