Direito Sistêmico humaniza o TJ de Mato Grosso

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso forma sua primeira turma em Direito Sistêmico. O curso ministrado em Cuiabá foi voltado para servidores e magistrados com a duração de 5 meses, iniciativa apoiada pela Desembargadora Clarice Claudino.

O curso foi conduzido pelos instrutores Sami StorchAlmir Jodat Nahas e Gianeh Borges, que trataram de diversos temas relativos à visão sistêmica e à prática das constelações familiares em questões comuns no meio judicial, abrindo um novo caminho humanizado nas relações jurídicas.

Curso Direito Sistêmico

Curso Direito Sistêmico

Segundo Sami Storch, “ O Judiciário está passando por uma reforma profunda no Brasil, no sentindo de tornar-se mais humanizado e sintonizado com essa necessidade de mudança da população. A Justiça Restaurativa e as Constelações vêm sendo abraçadas por diversos tribunais no país e Mato Grosso é um dos pioneiros deste movimento. É uma nova solução para um novo tempo que estamos vivendo.”

Já a instrutora Gianeh Borges ressalta: “Aplicando os conhecimentos sistêmicos nos colocamos a serviço do outro, adquirimos um compromisso que nos será exigido cada vez mais, nos convidando a seguir crescendo, abandonando crenças e dependências emocionais.”

Momento de constelar

Momento de constelar

A Desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJMT ressalta: “É uma benção na vida de muita gente poder ser percebido e trabalhado não só na perspectiva de tentar recuperar os adolescentes, mas também para unir a família e resgatar os laços”. 

O vídeo em destaque registra alguns momentos da vivência prática do curso.

A reportagem completa pode ser vista no site do Tribunal.

Sobre Sami Storch

Juiz de Direito no Estado da Bahia, atualmente em exercício na Comarca de Itabuna. Graduado na Faculdade de Direito da USP, Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV/SP) e Doutorando em Direito na PUC-SP, com tese em desenvolvimento sobre o tema "Direito Sistêmico: a resolução de conflitos por meio da abordagem sistêmica fenomenológica das constelações familiares". Cursei diversos cursos de formação e treinamentos em Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais segundo Bert Hellinger e hoje coordeno e leciono no Curso de Pós-Graduação Hellingerschule de Direito Sistêmico pela Faculdade Innovare. Desde 2006, venho ministrando palestras e workshops de constelações familiares e obtendo altos índices de conciliações com a utilização dos princípios e técnicas das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos na Justiça. Meu foco é a aplicação prática, no exercício das atividades judicantes, dos conhecimentos e técnicas das constelações familiares. O objetivo é utilizar a força do cargo de juiz para auxiliar na busca de soluções que não apenas terminem o processo judicial, mas que realmente resolvam os conflitos, trazendo paz ao sistema. Contato: direitosistemico@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Direito Sistêmico humaniza o TJ de Mato Grosso

  1. Regina L Araújo disse:

    Muito bacana está iniciativa de tornar o Judiciário com uma visão mais clara do mundo e mais humano

    Curtir

  2. Delange de Fatima Barufaldi disse:

    Dr Sami Storch faz desse trabalho de humanização na justiça sua missão de vida!!Com a humildade de um servidor se tornou uma referência entre os consteladores!!!!Sinto orgulho de ser brasileira!!!!Parabéns Dr.Sami!!!!

    Curtir

  3. Silma disse:

    É emocionante ver a cura profunda agindo nos corações e, tudo isso, dentro do Judiciário… Alegria sem fim. Gratidão Dr. Sami, por abrir esse caminho!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s