Método de solução de conflitos familiares é utilizado em Vara de Família de Natal

Reportagem do site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte

As audiências de conciliação da 6ª Vara da Família, no Fórum Miguel Seabra, em Natal, utilizam desde abril um método inédito para a solução de conflitos: a Técnica da Constelação Sistêmica Familiar. A dinâmica é realizada sempre nas segundas-feiras e une o Direito à Psicologia para promover resultados mais humanizados auxiliando a visão das partes sobre o problema e favorecendo a capacidade de se colocarem no lugar umas das outras.

O método consiste em projetar a imagem interna de um conflito (familiar, organizacional, pessoal) em pessoas ou bonecos, fazendo com que questões implícitas sejam reveladas. A técnica foi criada pelo filósofo e pedagogo alemão Bert Hellinger a fim de harmonizar relacionamentos, reconhecer papéis e solucionar conflitos.

O projeto é inovador no Rio Grande do Norte e está sendo conduzido pelo psicólogo Carlos Henrique Souza da Cruz, pela concluinte em Psicologia Taciana Chiquetti, do Centro Universitário do RN (UNI-RN), e pela conciliadora Luciana Pessoa Benz, sob a coordenação da magistrada Virgínia Bezerra.

A iniciativa foi inspirada na aplicação da Constelação Sistêmica Familiar na comarca do município de Amargosa, na Bahia, pelo juiz Sami Storch. Lá, o método terapêutico proporcionou um índice de 100% de acordos nos processos judiciais. O resultado da experiência no Rio Grande do Norte deve ser apurado até o final do ano de 2015.

Parciais

Para a apuração do resultado, um questionário tem sido realizado com as partes e os advogados. Por enquanto, as parciais apontam os seguintes resultados:

A maior parte dos entrevistados nunca tinha ouvido falar da Técnica da Constelação Sistêmica Familiar.

A maioria acredita que o método contribuiu de alguma forma para a conciliação.

A maior parte dos entrevistados considerou que com a Constelação, sentiu-se melhor do que quando entrou na audiência.

A maioria disse que a técnica ajudou a compreender melhor a situação do conflito.

A maioria considerou ótimo a presença de um psicólogo auxiliando as conciliações na Justiça.

(original publicada em: http://www.tjrn.jus.br/index.php/comunicacao/noticias/9398-metodo-de-solucao-de-conflitos-familiares-e-utilizado-na-6-de-familia-de-natal)

Sobre Sami Storch

Juiz de Direito no Estado da Bahia, atualmente em exercício na Comarca de Itabuna. Graduado na Faculdade de Direito da USP, Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV/SP) e Doutorando em Direito na PUC-SP, com tese em desenvolvimento sobre o tema "Direito Sistêmico: a resolução de conflitos por meio da abordagem sistêmica fenomenológica das constelações familiares". Cursei diversos cursos de formação e treinamentos em Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais segundo Bert Hellinger e hoje coordeno e leciono no Curso de Pós-Graduação Hellingerschule de Direito Sistêmico pela Faculdade Innovare. Desde 2006, venho ministrando palestras e workshops de constelações familiares e obtendo altos índices de conciliações com a utilização dos princípios e técnicas das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos na Justiça. Meu foco é a aplicação prática, no exercício das atividades judicantes, dos conhecimentos e técnicas das constelações familiares. O objetivo é utilizar a força do cargo de juiz para auxiliar na busca de soluções que não apenas terminem o processo judicial, mas que realmente resolvam os conflitos, trazendo paz ao sistema. Contato: direitosistemico@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s