Alcoolismo e Drogas – Raízes e Caminhos Sistêmicos para a Solução (dia 18/12 em Amargosa)

Harmonia 3“Torna-se viciado aquele a quem falta algo. Para ele, o vício é um substituto. Como curamos um vício em nós? Reencontrando aquilo que nos falta.
Quem ou o que falta no caso de um vício? Geralmente é o pai. Ninguém é capaz de sentir-se inteiro e completo sem seu pai.” (Bert Hellinger – A CURA – Ed. Atman)

No próximo dia 18 de dezembro, com início às 08:30 horas, a Vara Criminal de Amargosa/BA promoverá nova vivência de constelações familiares na Justiça, desta vez tendo como tema principal “Alcoolismo e Drogas – Raízes e Caminhos Sistêmicos para a Solução”, com foco nos processos criminais e infracionais direta ou indiretamente decorrentes do vício – incluindo também furtos, roubos e agressões físicas, entre outros.

Estão sendo convidadas pessoas envolvidas nessas ações, seus familiares e também profissionais que lidam com esse tipo de conflito (advogados, policiais, conselheiros tutelares, agentes de proteção, psicólogos, assistentes sociais, etc.), mas os demais interessados também são bem vindos.

Esta será a quinta vivência de constelações da Vara Criminal de Amargosa – as primeiras tiveram foco na violência doméstica e em adolescentes envolvidos com atos infracionais. Agora, procuraremos abordar a questão do vício (alcoolismo e drogas), que é a causa de grande parte dos crimes, porém ao mesmo tempo é consequência da desestruturação das famílias, tem raízes antigas e profundas.

Como de costume, a programação do evento inclui uma palestra sobre os vínculos sistêmicos familiares e as ordens do amor (segundo descritas por Bert Hellinger), cuja violação pode ser causa de diversos transtornos. Em seguida será feita uma meditação, em que cada um buscará olhar internamente para sua família e incluir em seu coração o que lhe falta. Depois, será realizada a vivência de constelações familiares, em que serão escolhidos alguns casos concretos para observação por meio das constelações. As pessoas presentes poderão participar das dinâmicas como representante de alguém de outra família, ou apenas como observadores.

O que são as constelações familiares

Método terapêutico desenvolvido pelo filósofo e terapeuta alemão Bert Hellinger, que de forma vivencial e profunda permite que tenhamos contato com as dinâmicas ocultas que originam os conflitos e, com simplicidade, indica os passos essenciais para que cada um obtenha maior paz e plenitude na própria alma e assim harmonize suas relações familiares e sociais.

Esse método vem sendo aplicado com sucesso na resolução de conflitos, favorecendo um bom índice de conciliações e de encaminhamentos bem sucedidos nos processos da vara cível, criminal e de infância e juventude.

Desta vez, esperamos poder encontrar a raiz de problemas que levam inúmeras pessoas a se envolver com crimes (desde violência doméstica até o tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio e a violência deles decorrente), lançando um novo olhar sobre as questões familiares que geram tais consequências e utilizando as constelações familiares para auxiliar essas pessoas no seu desemaranhamento em relação às dificuldades do seu passado familiar, que podem converter-se em força para um novo rumo em suas vidas.

Sobre Sami Storch

Juiz de Direito no Estado da Bahia, atualmente em exercício na Comarca de Itabuna. Graduado na Faculdade de Direito da USP, Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV/SP) e Doutorando em Direito na PUC-SP, com tese em desenvolvimento sobre o tema "Direito Sistêmico: a resolução de conflitos por meio da abordagem sistêmica fenomenológica das constelações familiares". Cursei diversos cursos de formação e treinamentos em Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais segundo Bert Hellinger e hoje coordeno e leciono no Curso de Pós-Graduação Hellingerschule de Direito Sistêmico pela Faculdade Innovare. Desde 2006, venho ministrando palestras e workshops de constelações familiares e obtendo altos índices de conciliações com a utilização dos princípios e técnicas das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos na Justiça. Meu foco é a aplicação prática, no exercício das atividades judicantes, dos conhecimentos e técnicas das constelações familiares. O objetivo é utilizar a força do cargo de juiz para auxiliar na busca de soluções que não apenas terminem o processo judicial, mas que realmente resolvam os conflitos, trazendo paz ao sistema. Contato: direitosistemico@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

7 respostas para Alcoolismo e Drogas – Raízes e Caminhos Sistêmicos para a Solução (dia 18/12 em Amargosa)

  1. Andreia disse:

    Esse trabalho é maravilhoso. Parabéns pelo empenho!

    Curtido por 1 pessoa

  2. André Meireles disse:

    Um trabalho muito bonito! Tomara que as pessoas da cidade de Amargosa se beneficiem das Constelações Familiares e curem suas feridas!

    Curtido por 1 pessoa

  3. De fato, Sami, além de ser próprio de ações judiciárias, você tornou seu espaço de trabalho adequado também para práticas curativas da alma, da psique, do ser. Admiro sua proposta. Parabéns. Que outros profissionais da área se espelhem em sua intuição e investimento.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Marilda Alves de jesus disse:

    conheço milhares de pessoas viciados em drogas , a grande maioria tem pai e mae ,e uma boa vida financeira na minha opiniao nao a justificativa entra nesta quem acha que a vida e so curtir como a cerveja a caipirinha com a desculpa de .so hoje acaba nessa pra mim nao ha desculpa entra so pessoas que nao acha graça na vida careta conheço um rapaz estuda nao bebe nem cerveja que foi entregue com 5 anos de idade pela mae para uma familha que o humilhou a vida toda no entanto ele trabalha estuda se casou com uma garota de familha e continua muito bem obrigada nao era para ser um noia ?

    Curtir

    • Sami Storch disse:

      Cara Marilda, realmente é preciso olhar com cuidado cada caso. Há diversos fatores que podem influenciar, e acredito que a condição financeira, por si só, não é um deles. Também não é a simples existência ou proximidade física do pai e da mãe que garante que sua presença seja sentida e respeitada, de modo que o filho sinta em si a força para não se deixar derrubar. Para uma mãe, vale examinar com sinceridade se ela reconhece verdadeiramente o lugar e a importância do pai de seu filho. A postura da mãe quanto a isso é fundamental para o sentimento do filho em relação ao pai.

      Curtir

  5. Marilda Alves de jesus disse:

    O que me dizem disto ?
    Eu na verdade gostaria de saber como faço para tirar meu filho desta ?

    Curtir

  6. Marilda Alves de jesus disse:

    Obs. este e o comentario de uma mae desesperada

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s