RELATO DA PRIMEIRA VIVÊNCIA “ADOLESCENTES E ATOS INFRACIONAIS – A DESCOBERTA DOS VÍNCULOS SISTÊMICOS FAMILIARES”

Imagem

 

Quero aqui registrar um pouco da vivência que realizamos no Fórum da Comarca de Amargosa no dia 30 de abril passado, com adolescentes envolvidos em processos relativos a atos infracionais (como autores ou vítimas), suas famílias e convidados.

A riqueza de uma vivência de constelações sistêmicas não cabe em palavras escritas, pois os ensinamentos sobre as ordens dos relacionamentos se apresentam, muitas vezes, através das expressões dos participantes e das emoções que cada pessoa presente é capaz de sentir durante as dinâmicas.

Mesmo assim, vale dizer que, além da palestra inicial e de uma meditação, realizamos três constelações.

Em uma delas, a mãe do adolescente se sentia sozinha e sobrecarregada para dar conta dos filhos. A constelação revelou que o pai não conseguia olhar para ela e para os filhos, porque estava vinculado a alguém que ele perdeu e que lhe faz muita falta. Com o reconhecimento, pela mãe e pelo filho, do amor do pai por essa pessoa que morreu, o pai se sentiu mais próximo da família atual e pôde olhar e se posicionar junto a ela. O representante do filho, então, ficou bem e disse se sentir mais forte.

Depois fizemos um exercício em que algumas pessoas representaram adolescentes alunos de uma escola e outras representaram um grupo de traficantes. Depois, entraram representantes também para os pais dos adolescentes.

A terceira tratava de um casal que tinha perdido a guarda de duas filhas (crianças) por acusação de maus tratos. A constelação, através dos representantes, logo mostrou o amor existente entre pais e filhos e o sofrimento deles por estarem separados. Porém, quando foi incluído um representante para a cachaça, ficou evidente como a mãe não conseguia se manter no lugar junto à família, fazendo com que esta se desestabilizasse.

Em seguida, colocados frente a frente os representantes da mãe e da cachaça, ambos se emocionaram e vimos que, na verdade, a cachaça representava alguém do passado da mãe, de quem ela não podia largar.

Um destaque para o relato feito, ao final, pelo homem que representou a cachaça: ele disse que a experiência como representante foi transformadora em sua vida e o fez ver as coisas de uma outra forma, pois é dono de um bar onde vende cachaça.

Coincidências que vemos nas constelações, que não acontecem por acaso!

A propósito, deixo o link para um vídeo onde Bert Hellinger fala sobre os campos mórficos e a conexão entre representantes e representados nas constelações:

http://youtu.be/VrbpzfENuYU

 

 

 

Sobre Sami Storch

Juiz de Direito no Estado da Bahia, atualmente em exercício na Comarca de Itabuna. Graduado na Faculdade de Direito da USP, Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV/SP) e Doutorando em Direito na PUC-SP, com tese em desenvolvimento sobre o tema "Direito Sistêmico: a resolução de conflitos por meio da abordagem sistêmica fenomenológica das constelações familiares". Cursei diversos cursos de formação e treinamentos em Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais segundo Bert Hellinger e hoje coordeno e leciono no Curso de Pós-Graduação Hellingerschule de Direito Sistêmico pela Faculdade Innovare. Desde 2006, venho ministrando palestras e workshops de constelações familiares e obtendo altos índices de conciliações com a utilização dos princípios e técnicas das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos na Justiça. Meu foco é a aplicação prática, no exercício das atividades judicantes, dos conhecimentos e técnicas das constelações familiares. O objetivo é utilizar a força do cargo de juiz para auxiliar na busca de soluções que não apenas terminem o processo judicial, mas que realmente resolvam os conflitos, trazendo paz ao sistema. Contato: direitosistemico@gmail.com
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para RELATO DA PRIMEIRA VIVÊNCIA “ADOLESCENTES E ATOS INFRACIONAIS – A DESCOBERTA DOS VÍNCULOS SISTÊMICOS FAMILIARES”

  1. Alexandra Oliveira disse:

    Parabéns Dr. Sami! Admiro um tanto seu trabalho e desejo que o senhor encontre cada vez mais força e luz em sua caminhada a serviço da conciliação e da Paz social.
    Alexandra Oliveira

    Curtido por 1 pessoa

  2. Rose disse:

    Parabéns Dr. Sami! Que trabalho libertador! Continue a receber inspiração para continuar.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Diogo disse:

    Parabéns! Coincidências que ensinam! Representantes que não são do acaso…

    Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns, Sami! Tenho estado muito encantada com o seu trabalho! Eu também tenho formação em constelação sistêmica e acredito que sua iniciativa é uma das mais realmente transformadoras para a sociedade! Você está desconstruindo uma estrutura antiga e renovando o campo mórfico com informações absolutamente saudáveis! Fico nas melhores vibrações pelo seu trabalho.
    Abraço!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s