O evento é destinado especialmente a pessoas envolvidas em ações criminais originadas de atos de violência na família (agressores e vítimas), seus familiares, e também a profissionais que tenham como missão auxiliar outras pessoas na resolução de conflitos (advogados, policiais, conselheiros tutelares, agentes de proteção, psicólogos, assistentes sociais, etc.).
O Juiz da Vara Criminal de Amargosa, Sami Storch, conduzirá os trabalhos com a utilização de técnicas baseadas na terapia de constelações sistêmicas familiares (uma ciência dos relacionamentos desenvolvida pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger), como forma de solucionar os conflitos de forma pacífica e consensual, fazendo com que as próprias partes envolvidas vejam e sintam com maior clareza qual o caminho para a solução.
A programação do evento inclui uma palestra sobre os vínculos sistêmicos familiares e as causas da violência e das crises nos relacionamentos. Em seguida será feita uma meditação, em que cada um buscará identificar as origens da violência em sua família (que pode ser decorrente de algum fato ocorrido no passado da família, inclusive em gerações anteriores). Depois, será realizada a vivência de constelações familiares, em que as pessoas presentes poderão colocar a questão em que estão diretamente envolvidas, participar da constelação de outra pessoa como representante de alguém da família, ou apenas como observadores.
A constelação familiar é uma abordagem fenomenológica, onde uma pessoa se propõe a “olhar” para o seu próprio sistema familiar. Então são escolhidos, entre os presentes, representantes para essa pessoa e para os membros de sua família. Com o decorrer do trabalho, esses representantes começam a manifestar sentimentos que expressam as dinâmicas ocultas nos relacionamentos nessa família, chegando muitas vezes às origens das crises e dificuldades enfrentadas, que podem estar relacionadas a fatos ocorridos no passado familiar de cada um (inclusive de gerações anteriores). Podem, também, observar quais os movimentos e posturas que conduzem a uma solução, trazendo paz e equilíbrio a todos os envolvidos.
O Juiz Sami Storch é formado em Constelações Familiares e Organizacionais e vem aplicando algumas dessas técnicas nas audiências em geral, obtendo índices bastante expressivos de conciliações nas audiências, inclusive em casos tidos como de difícil ou impossível conciliação (inventários de mais de 10 anos e outros envolvendo questões familiares antigas e complexas). Em ações da Vara de Família, os acordos chegam a 90%.
Dia 19 de dezembro de 2013, às 08:30 horas, no Fórum da Comarca de Amargosa/BA. Gratuito. Vagas limitadas! Inscrições no Fórum ou pelo telefone (75) 3634-1171, com Maria Barreto (Assessora) ou Vera Lúcia (Escrivã).
Simplesmente Maravilhoso, Eu Amo Constelações …
CurtirCurtir
fantastico!!Eu por experiencia propria afirmo dar certo!
gratidao pelo lindo trabalho!
CurtirCurtir