Constelações c/ bonecos com crianças acolhidas em instituições

Audiências concentradas na instituição Aldeias Infantis S.O.S., em Lauro de Freitas/BA, nos dias 18 e 19/7/2013. Utilizamos bonecos para realizar constelações familiares com as crianças acolhidas na instituição, a fim de verificar a necessidade de permanecerem abrigadas ou de encaminhá-las de volta à própria família ou a uma família substituta.

As constelações com bonecos facilitaram a visualização da situação familiar de cada criança e permitiram testar a reação de cada pessoa envolvida (criança, pai/mãe, possível guardião ou adotante, etc.) com cada movimento, verificando o melhor lugar para a criança. — em Aldeias Infantis SOS Brasil / Bahia.

Minha gratidão ao pessoal das Aldeias Infantis SOS pelo belo trabalho que fazem lá!

Neste caso, o adolescente, acolhido na instituição há muitos anos e sem ver os pais, pôde se visualizar diante dos pais e dos emaranhamentos do passado em que estes estavam envolvidos, impedindo-os de criar e manter consigo os filhos.
Em seguida, um movimento espontâneo do adolescente com o boneco que o representava indicou um antigo padrinho que, talvez, possa ficar com ele.

Foram dois dias bastante ricos, nos quais olhamos para as situações de 35 crianças e adolescentes. Alguns foram imediatamente encaminhados a membros de sua família estendida ou a famílias substitutas.

Sobre Sami Storch

Juiz de Direito no Estado da Bahia, atualmente em exercício na Comarca de Itabuna. Graduado na Faculdade de Direito da USP, Mestrado em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV/SP) e Doutorando em Direito na PUC-SP, com tese em desenvolvimento sobre o tema "Direito Sistêmico: a resolução de conflitos por meio da abordagem sistêmica fenomenológica das constelações familiares". Cursei diversos cursos de formação e treinamentos em Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais segundo Bert Hellinger e hoje coordeno e leciono no Curso de Pós-Graduação Hellingerschule de Direito Sistêmico pela Faculdade Innovare. Desde 2006, venho ministrando palestras e workshops de constelações familiares e obtendo altos índices de conciliações com a utilização dos princípios e técnicas das constelações sistêmicas para a resolução de conflitos na Justiça. Meu foco é a aplicação prática, no exercício das atividades judicantes, dos conhecimentos e técnicas das constelações familiares. O objetivo é utilizar a força do cargo de juiz para auxiliar na busca de soluções que não apenas terminem o processo judicial, mas que realmente resolvam os conflitos, trazendo paz ao sistema. Contato: direitosistemico@gmail.com
Link | Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Constelações c/ bonecos com crianças acolhidas em instituições

  1. maria da conceição barreto disse:

    Tive a felicidade de assistir a uma constelação com bonecos em uma audiência na Vara de Família em Castro Alves. Foi onde entendi o significado das constelações. Foi comovente e verdadeiro.

    Curtir

  2. Edson Lodi disse:

    Ainda que não conheça tão profundamente a ciência das Constelações Familiares, fiquei e estou admirado com a iniciativa do Dr. Sami. Demonstra alto sendo humanitário, aliando uma nova metodologia que visa resgatar o histórico familiar com as normas judiciárias.
    Atitudes, assim, nos enchem de esperança por saber que é possível construir algo novo e perene nas relações sociais, sem o rigor – algumas vezes excessivos – das normas e leis.
    Continue nesta seara. Bons frutos já estão surgindo.
    Abraços
    Edson Lodi

    Curtir

  3. Ana Virginia Costa de Menezes. disse:

    Maravilhosa iniciativa…precisamos desta coragem para mudarmos o conceito e entendimento sobre os conflitos familiares. Parabéns… Ana Virginia. CONSTELADORA.em Aracaju.

    Curtir

  4. Usha Marli Ervatti disse:

    Parabéns Sami, que maravilha o seu trabalho. Fico muito contente pelas pessoas que estão tendo essa grande oportunidade. Magnífico. Deixo meu abraço…. Usha do RJ

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s